GANACHE PARA COBERTURA DE BOLOS

Ingredientes:
.
– 300g de cobertura de chocolate amargo ou meio amargo picado
(usem um chocolate de boa qualidade, isso faz toda a diferença
 e atenção, se você usar o chocolate ao leite ou o branco
é melhor acrescentar 100g á mais,
para não correr o risco do creme ficar muito mole)
– 200g de creme de leite fresco ou 1 caixinha de creme de leite sem soro
.
Modo de preparo - Derreta o chocolate usando o método do banho-maria, (mas se você preferir use o micro-ondas mesmo). Assim que o chocolate estiver todo derretido, tire a vasilha da água (se estiver em banho-maria) e acrescente o creme de leite. Com o fouet, bata vigorosamente até o chocolate se misturar completamente ao creme, (se você for usar o licor, essa é a hora de acrescenta-lo. Leve essa mistura a geladeira por 20 minutos, Passado esse tempo, coloque o creme na batedeira, e bata de 3 á 5 minutos na velocidade alta, (isso irá incorporar ar ao ganache, mas dependendo do clima do dia ou da temperatura do creme ele pode ficar mais ou menos aerado), Assim que ele “pegar” volume, desligue a batedeira e use-o como bem entender.

Atenção: Se você bater em excesso, o creme pode talhar e perder a consistência, então tome cuidado.

Muito fácil, não?

Dica: O ganache pode ficar guardado na geladeira por até 4 dias, mas depois que ele começa a endurecer não para mais e tende a ficar mais firme a cada hora que passa, então se você o deixou tempo de mais na geladeira e ele ficou muito duro, basta levar ao banho-maria até ficar na consistência desejada e utilizar logo em seguida.
.
Ele também pode ser feito com várias proporções de creme e chocolate, mas lembrem-se que as medidas passadas foam para ser usado como um creme de consistência mais firme. 
Ex.; 200g de chocolate e 200g de creme de leite fazem um creme menos firme, mas mais aveludado.
.