Seja bem vindo ao site "Cozinha Lucrativa". Cadastre seu e-mail abaixo e clique em "Submit" para receber todas as nossas receitas, dicas e promoções. Faça & Venda - GANHE DINHEIRO NA COZINHA

5 de mai de 2016

Qual a Função de cada Ingrediente em uma Receita de Bolo?

Existem várias receitas de bolos, algumas que pedem clara em neve, outras que pedem água no lugar do leite ou manteiga em temperatura ambiente... mas, para que serve cada um dos ingredientes de um bolo comum? Aposto que você nunca parou para questionar isso. E se não parou mesmo, quer aprender?
.
O AÇÚCAR
.
Resumidamente, o açúcar define sabor ao bolo e, em conjunto com a margarina ajuda a reter ar, que no forno expande e ajuda o bolo a crescer (por isso muitos bolos pedem pra bater o açúcar com a margarina). Mesmo sendo um bolo de mel ou chocolate, por exemplo, ele precisa de açúcar.
Além disso, ao fazer um bolo sem açúcar, notou-se que ficou muito denso e seco, e demorou mais tempo para solidificar. Isto acontece porque as moléculas de açúcar (sacarose) ligam-se a moléculas de água mantendo-as nos bolos para não deixá-los secar.
 .
A MANTEIGA, A MARGARINA E O ÓLEO
.
Servem para dar sabor, retenção de ar, e em conjunto com a lecitina presente na gema do ovo (emulsificante) ajuda a reter água, aumentando a vida útil do bolo.
Além de afetar o sabor, a margarina também impede que o glúten se forme, pois vai envolver as proteínas da farinha, impedindo que elas se liguem entre si, portanto, também contribui para o bolo ficar mais macio.
O uso do óleo no bolo faz com que ele fica mais macio e saboroso. Ele também não deixa a massa seca. 
Resultado do uso destas gorduras: 
  • MANTEIGA – bolo leve, compacto, textura fina e delicada,  migalhas bem pequenas e buraquinhos bem miúdos
  • MARGARINA – bolo úmido mas não muito leve, esfarelento, buracos de ar e salgado
  • ÓLEO – bolo úmido, leve, ligeiramente esfarelento,  migalhas grandes e sabor bem agradável 
OS OVOS 
.
Esses têm várias funções... aerar o bolo dando volume, cor (com a gema) e estrutura quando a proteína do ovo coagula com o calor e deixa o bolo duro, tanto que é possível fazer um bolo sem farinha, mais não um bolo sem ovos!
No nosso teste, o bolo feito sem as gemas ficou com uma cor muito clara e meio mole. E preparado sem bater as claras em neve, ficou menos fofo.
 .
O LEITE E A ÁGUA
.
O leite, curiosamente, não dá sabor pois tem pouca lactose (açúcar do leite), mas tanto ele quanto a água servem como amaciante (sim, eles é que dão maciez ao bolo). Não há diferença entre usar leite ou água na receita. Algumas pedem para incorporar água quente como último ingrediente, ela serve para ativar o fermento.
No nosso teste, o bolo feito substituindo o leite pela água ficou mais úmido e demorou mais tempo no forno. O leite, querendo ou não, também contribui com suas proteínas na receita.
 .
A FARINHA
.
Ela é a estrutura do bolo, já que o seu amido coagula com o calor, deixando o bolo firme após assado.
Além disso, quando sovada ou batida, ela ativa o glúten que proporciona elasticidade à massa.
 .
FERMENTO QUÍMICO
.
É o que faz crescer. No teste, o bolo sem fermento obteve uma massa dura e bastante densa, sem os furinhos típicos de um bolo.
O fermento químico é composto por uma mistura de substâncias que sob a ação do calor e em contato com a água libera o gás carbônico que faz a massa crescer e ficar fofa.
No teste, o bolo feito com fermento biológico e não químico, obteve fermentação mais demorada e todo o gás carbônico escapou da massa.
.
Créditos - www.aguadoce.com.br/blog/posts/funcao-de-cada-ingrediente-do-bolo/

CURSO BÁSICO DIGITAL 
DE PRODUÇÃO DE BOLOS CASEIROS
adquira o seu agora clicando abaixo:

CLIQUE NA IMAGEM E ADQUIRA O SEU - CURSOS DIGITAIS PARA QUEM TRABALHA EM CASA

ÚLTIMAS POSTAGENS - Clique nas imagens para ler.

Imagens e Receitas

Grande parte das imagens e receitas deste blog foram encontradas na internet, portanto, tem domínio público. Mas, se, porventura, mesmo com os devidos créditos publicados, ou seja, com a fonte de onde foi retirada imagem ou receita, e alguém reconhecer como sua propriedade, por favor entre em contato comigo para que sejam dados os créditos verídicos ou que seja retirado o conteúdo. Da mesma maneira que informo isso com gentileza, dirija-se a mim também da mesma forma para que tudo seja resolvido com harmonia e educação e que tudo fique bem para ambas as partes. Obrigada.

Mell Santos